Grubba Moreira | Preciso trocar os implantes de mama ou eles são permanentes?

BLOG

Preciso trocar os implantes de mama ou eles são permanentes?

Preciso trocar os implantes de mama ou eles são permanentes?

A modelo norte-americana Crystal Hefner, 30 anos, esposa do dono da Revista Playboy, Hugh Hefner, e ativista contra implantes, anunciou recentemente em entrevista publicada na revista People deste mês de agosto de 2016, que pediu que seus implantes mamários de silicone fossem removidos pois estavam causando-lhe muitos problemas.

 

Ela publicou uma foto de seu pós-operatório no Instagram  intitulada: “Aproveitando esse ano para recuperar minha saúde e dedicar mais tempo para me cuidar e me amar como eu realmente sou”

A ex-modelo foi diagnosticada há alguns meses com a doença de Lyme - Doença transmitida por carrapato causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. Os sintomas incluem perda do apetite, náuseas, vômitos, aumento dos gânglios linfáticos, lombalgia, febre e dores articulares. Em casos raros pode haver comprometimento da memória e funções cognitivas.

Algumas pessoas afirmaram em redes sociais que os sintomas eram relacionados a uma reação imunológica possivelmente associada aos implantes de silicone.

Essa doença existe?

Existem na internet, também, centenas de artigos e blogs advertindo mulheres para não colocarem implantes ou para que eles sejam retirados.Por ser uma celebridade, a notícia evolvendo a doença de Hefner, tornou-se muito comentada e ganhou muita popularidade. 

 

Os médicos, no entanto, advertem para o fato de que os implantes utilizados por Hefner – aproximadamente 10 anos, não tem relação com os sintomas apresentados neste caso. “Milhões de mulheres ao redor do mundo tem implantes de silicone por razões estéticas ou devido à reconstrução de mama, e são advertidas sobre complicações, no entanto, raramente são relatadas” diz o Dr. David Song. O Dr. David Song é o atual president da Socidade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e vice-diretor do departamento de Cirurgia Plástica da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Ele também acrescenta que não há evidência científica alguma de que a ruptura dos implantes e o contato do seu conteúdo com o corpo das pessoas possa levar a ocorrência de uma doença auto-imune.

 

Suas palavras são endossadas também pelo Dr. Daniel Mills, president da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS) e que atua como Cirurgião Plástico no Sul da Califórnia.

Também o FDA [Food and Drug Administration] – organismo do governo norte-americano que regula medicamentos e ações de saúde, semelhante a Anvisa no Brasil, avaliou muitos questionamentos de pacientes e pessoas com esclerodermia, Lupus e outras doenças auto-imnues e os relacionou com o uso de implantes mamários de silicone. O resultado foi que não houve embasamento técnico e estatístico que pudesse ligar os implantes mamários de silicone com o surgimento, aumento ou com o agravamento dessas doenças.

 

Não duram para sempre

As razões e necessidades que motivam a colocação de implantes de silicone variam entre as mulheres.

Enquanto algumas usam para razões estéticas outras precisam para reconstrução de mama após a mastectomia. “A reconstrução de mama após o tratamento do câncer é algo que ajuda essas mulheres a restaurar a sensação de normalidade não somente em relação a sua aparência mas também de bem-estar psicológico e emocional” afirma o Dr. Song. Muitos estudos científicos dão suporte aos benefícios da cirurgia de reconstrução de mama.

Com o passar do tempo, os procedimentos tornaram-se menos invasivos com cicatrizes menores, melhor qualidade estética, menores índices de complicações devido a melhora dos recursos de materiais e técnicos.

A decisão da modelo Crystal Hefner de remover de uma vez os implantes devido a recorrentes complicações locais reacendeu o debate se os implantes mamários deve, ou não, serem trocados com o passar do tempo.

O site do Instituto Nacional de Sáude (NIH – National Institute of Health), dos Estados Unidos, afirma que: “que quanto mais passa o tempo, maior é a chance dos implantes apresentarem problemas e a necessidade de troca ou remoção definitiva”

That is one reason surgeons — and the government — remind patients that the same implants are not meant to stay implanted for a lifetime.

O Dr. Mills recomenda a suas pacientes um acompanhamento rotineiro a cada dois anos e trocas de implantes por volta dos 10 anos.

Na media, os implantes duram cerca de 10 a 15 anos antes de apresentarem maior risco de ruptura – após esse prazo o risco aumenta. Após a ruptura dos implantes de silicone, existe um crescimento nas taxas de contratura capsular tornando as cirurgias de trocas mais difíceis e com mais complicações.

Uma escolha pessoal

Ambos os cirurgiões entrevistados ressaltaram que esta cirurgia ocorre por uma decisão pessoal e que as pacientes devem se informar dos riscos e fazer o dever de casa antes de se submeterem ao procedimento e que a consulta com Cirurgião Plástico especialista é fundamental para ajudar a paciente na tomada de decisões.

 

Fonte: American Society of Plastic Surgeons (ASPS); Plastic Surgery News – July/August 2016

http://asps.imirus.com/Mpowered/book/vpsn16/i5/p1

Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!