Grubba Moreira | Blefaroplastia: Iluminando Seu Olhar e Rejuvenescendo a Aparência

BLOG

Blefaroplastia: Iluminando Seu Olhar e Rejuvenescendo a Aparência

Blefaroplastia: Iluminando Seu Olhar e Rejuvenescendo a Aparência

A blefaroplastia (ou cirurgia plástica das pálpebras) é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo melhorar a flacidez excessiva e outros aspectos relacionados ao envelhecimento da região ao redor dos olhos. Costuma ser uma das primeiras regiões do rosto a mostrar sinais visíveis de envelhecimento, como rugas, flacidez e bolsas de gordura, por isso, é uma boa opção para quem deseja atenuar esses sinais de envelhecimento.

A blefaroplastia pode ser realizada tanto nas pálpebras superiores quanto nas pálpebras inferiores, dependendo das necessidades individuais do paciente.

 

Blefaroplastia Superior

 


  • Indicações: A blefaroplastia superior é realizada quando há excesso de pele nas pálpebras superiores, causando um olhar pesado e cansado. Também é adequada para tratar a flacidez da pele bolsas de gordura e flacidez muscular (ptose) desta região.

  • Procedimento: é feita incisão cirúrgica ao longo da dobra da pálpebra superior, removendo o excesso de pele. Isso proporciona uma aparência mais jovem e aparêcia de um olhar desperto.

 

Blefaroplastia Inferior

 


  • Indicações: A blefaroplastia inferior visa tratar a flacidez e as bolsas de gordura sob os olhos. Essa técnica é adequada para quem tem excesso de pele na região e o inchaço que normalmente é pior pela manhã.

  • Procedimento: O cirurgião faz uma incisão logo abaixo da linha dos cílios ou na conjuntiva (transconjuntival) para acessar as bolsas de gordura. Ele pode remover ou reposicionar a gordura e, se necessário, remover o excesso de pele.

 

 

Para Quem a Blefaroplastia é Indicada?

 

A blefaroplastia é indicada para pessoas que desejam melhorar a aparência das pálpebras superiores e/ou inferiores, se sentem desconfortáveis com o excesso de pele, rugas, flacidez ou bolsas de gordura ao redor dos olhos e estão geralmente em boa saúde. É essencial que os pacientes tenham expectativas realistas em relação aos resultados da cirurgia. O objetivo da cirurgia é deixar o aspecto dos olhos mais descansado.

Além disso, a blefaroplastia também pode ser indicada para pessoas que apresentam condições médicas específicas, como ptose palpebral (queda das pálpebras superiores devido a fraqueza muscular) ou obstruções visuais causadas pelo excesso de pele nas pálpebras superiores.



Procedimento e Recuperação

 


  • A blefaroplastia geralmente é realizada sob anestesia local ou sedação, dependendo da extensão da cirurgia e da condição clínica e da preferência do paciente.

  • Via de regra, a blefaroplastia da pálpebra superior pode ser feita em consultório, a inferior deve ser feita em centro cirúrgico devido a necessidade de sedação e monitorização. 

  • O tempo de recuperação varia. Normalmente inchaço, hematomas e desconforto desaparecem após os primeiros 15 dias depois da cirurgia.

  • O primeiro retorno no consultorio acontece entre 4 e 7 dias após a cirurgia

  • É essencial seguir as orientações do médico para uma recuperação segura e eficaz.

  • Os resultados da blefaroplastia se tornam mais evidentes à medida que o inchaço diminui e a cicatrização progride.

 

 

A decisão de realizar a blefaroplastia deve ser baseada em expectativas realistas e cuidadosa consideração dos benefícios e riscos associados a essa cirurgia estética.

Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!