Grubba Moreira | Procedimentos envolvidos na harmonização facial

BLOG

Procedimentos envolvidos na harmonização facial

Procedimentos envolvidos na harmonização facial

Quem é que não deseja estar com um rosto bonito e bem contornado?

 

Graças à harmonização facial, é possível conquistar uma face atraente salientando ainda mais os seus aspectos físicos naturais. 

 

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

 

O que é a harmonização facial?

 

A harmonização facial é formada por um conjunto de técnicas estéticas que buscam trazer mais harmonia e beleza para o rosto, cuidando com o seu contorno e realçando a sua anatomia natural.

 

Para a realização do procedimento, são levadas em consideração as proporções faciais, propondo aplicações com preenchimento e outros procedimentos que visem a sua melhoria. 

 

O principal objetivo do procedimento é melhorar o contorno da face, deixando o rosto mais proporcional e com a estética equilibrada e agradável. 



 

Agora que você entendeu como funciona a harmonização facial, vamos falar sobre principais procedimentos estéticos envolvidos?

 

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é muito indicado para o rejuvenescimento facial. 

 

O ácido hialurônico é uma substância natural do corpo, que preenche o espaço entre as nossas células e faz com que a pele fique lisa, hidratada e saudável. 

 

A grande complicação é que quando envelhecemos, as concentrações dessa substância acabam diminuindo drasticamente, o que deixa a pele envelhecida e com uma série de complicações para a aparência e estética facial.

 

Por isso, o preenchimento com ácido hialurônico é uma excelente opção para reduzir tais problemas e pode ser feito para quem deseja:


  • Realizar um preenchimento facial ou labial;

  • Melhorar o contorno facial;

  • Reduzir as olheiras;

  • Melhorar as maçãs do rosto;

  • Tratar cicatrizes faciais, incluindo de acnes.

 

Qual é o profissional indicado para esse procedimento?

Apesar do preenchimento com ácido hialurônico se tratar de uma técnica segura, é essencial que o material utilizado seja de qualidade e que o profissional seja um médico especialista. Nesse caso, as áreas mais recomendadas é a atuação em cirurgia plástica ou dermatologia. 

 

Quais são os riscos do procedimento?

Geralmente as injeções com ácido hialurônico costumam não trazer complicações, visto que a substância é totalmente biocompatível.

 

Mas alguns riscos estão envolvidos com a técnica, como: inchaço, equimoses e processos alérgicos devido à aplicação. Caso surja algum sinal estranho, consulte sempre o seu médico de confiança ou um atendimento médico de urgência. 

 

Bichectomia

A bichectomia é um procedimento realizado apenas com finalidade estética: seu principal objetivo é a redução do volume da parte inferior do rosto.

 

Como funciona o procedimento?

A técnica consiste na retirada total ou parcial de duas bolsas de gordura que estão localizadas na face, uma em cada lado da boca.

 

Tais estruturas são denominadas “Bolas de Bichat” e a sua retirada tem como resultado um rosto mais fino.

 

Muitos profissionais questionam a técnica, afirmando que essas bolsas de gordura tendem a diminuir com o passar dos anos e que a cirurgia só deixaria a paciente com o aspecto ainda mais envelhecido. Mas como é uma cirurgia focada apenas na estética, tudo vai depender do gosto da própria paciente.

 

Quem está apto para realizar esse procedimento?

Embora a bichectomia esteja cada vez mais difundida no Brasil, é necessário estar atento! A sua realização só deve ser feita por profissionais da área médica que sejam especialistas na prática.

 

Como é feita a cirurgia?

O procedimento é realizado com um corte no interior da boca, via anestesia local e sedação. 

 

Depois de identificar corretamente a localização das estruturas (bolas de Bichat), o médico remove tais bolsas de gordura. 

 

Caso haja a associação de mais procedimentos cirúrgicos, como o próprio lifting facial, a incisão pode ocorrer de outras formas, dependendo das técnicas de cada cirurgião e das condições da paciente.

 

Rinoplastia

A cirurgia conhecida como rinoplastia é responsável pela modificação de algum fator na estrutura nasal, o que acaba sendo muito importante na harmonização facial.

 

Algumas pessoas desejam diminuir o tamanho do nariz, modificar a ponta, rebaixá-lo um pouco... existem opções para todos os tipos anatômicos.

 

Além das indicações do cirurgião, sempre é levada em consideração os anseios da paciente, visto que o resultado satisfatório também depende dos seus quesitos e parâmetros de beleza.

 

Como funciona a rinoplastia?

Dependendo da técnica utilizada para a rinoplastia, as incisões podem ser realizadas dentro das narinas ou na base do nariz.

 

Em casos que existe a necessidade de alterar a ponta do nariz, o procedimento é realizado em sua base (exorrinoplastia). Já aqueles que desejam a modificação de outros parâmetros, a realização se dá dentro das narinas (endonasal). 

 

O procedimento varia bastante conforme os aspectos que desejam ser modificados e mudam conforme a conduta do cirurgião.

 

Por exemplo, se você deseja diminuir o tamanho do nariz, o osso pode ser raspado e algumas porções da cartilagem precisam ser retiradas. Já se é necessário corrigir um nariz torto, uma fratura do nariz pode ajudar no caso.

 

Assim, tudo depende de quais são os resultados desejados com a cirurgia.

 

Quem está impossibilitado de realizar a cirurgia?

Este tipo de procedimento não pode ser realizado por:


  • Quem usa medicamentos anticoagulantes;

  • Mulheres que estão amamentando;

  • Regulamentações médicas específicas;

  • Doenças em sua fase aguda.

 

Cabe análise médica detalhada e verificação dos exames pré-operatórios para dizer se o paciente está apto para a realização desse procedimento. 

 

Considerações finais

A harmonização facial pode beneficiar, e muito, a estética e aparência de qualquer pessoa, aumentando sua autoestima e deixando o rosto com contornos belos e equilibrados.

Os procedimentos estéticos envolvidos na harmonização facial podem contribuir para todas as estruturas, devolvendo um rosto atraente e que favoreça as particularidades anatômicas de cada paciente.

Lembre-se de sempre procurar um cirurgião plástico para realizar tais procedimentos, visto que eles podem trazer riscos e complicações para a sua saúde. 

Que tal se beneficiar com as técnicas e deixar o seu rosto ainda mais bonito, preenchido e bem contornado?

 

Gostou do conteúdo de hoje sobre a harmonização facial? Comente logo abaixo suas dúvidas e opiniões sobre o assunto e compartilhe nosso post nas suas redes sociais.

 

Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!